O sourdough leva farinha branca e farinha integral.
É feito com o fermento da casa, farinha, água, sal e o tempo de fermentação.
Considerado como um dos alimentos mais antigos da civilização, ele ainda arranca suspiros por aí!
Produto entregue congelado.
DIFERENÇA ENTRE FERMENTO E BIOLÓGICO E A FERMENTAÇÃO NATURAL.
O pão feito com fermento biológico utiliza um fermento instantâneo e composto por uma seleção de microrganismos que é vendido comercialmente. É indicado para preparos rápidos de grandes produções que a indústria passou a utilizar a medida que a demanda por alta produtividade foi exigida pela vida moderna.
O pão de fermentação natural é feito através do cultivo de lactobacilos e leveduras presentes naturalmente no ambiente e nos grãos do cereal do qual a farinha foi feita (centeio, trigo, etc.). O sabor do pão feito com fermento natural tem como característica a acidez que não é presente no biológico, além disso destacamos a crocância da casca, o miolo macio, aerado e úmido.
Benefícios da fermentação natural:
• Aumento da vida útil dos pães por conta da acidez da massa, o que dificulta o aparecimento de mofo.
• Aumento da disponibilidade de alguns sais minerais como magnésio e fósforo.
• O menor índice glicêmico, não causando picos na glicemia.
• Melhor digestão, não provoca sensação de inchaço após a ingesta.
• Garante melhor absorção de nutrientes devido a proliferação de pro bióticos benéficos para o intestino (flora bacteriana do intestino mais saudável).
• Maior saciedade.
• Desenvolve um sabor característico muito apreciado, devido o processo lento de fermentação que leva de 12hrs a 24hrs e a ação de enzimas agindo sobre a farinha.
Esse tipo de pão é um resgate de uma técnica praticada na antiguidade e que demostra uma desaceleração no processo de fabricação deste que é o alimento mais antigo da humanidade.
A história da Santo Gostinho começou em 1994, numa simples cozinha residencial. Naquela época não existia empresa registrada ou colaboradores, só a Dona Walnice e seu talento para preparar receitas deliciosas. O marketing ficava todo por conta do cheirinho dos pães artesanais. Sim, foi essa a isca perfeita para atrair os vizinhos, que, através do boca a boca, trouxeram outros clientes. Em pouco tempo o espaço entre as fornadas ficou mais curto e os toques na campainha cada vez mais frequentes.